quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como é que se diz?


A primeira coisa que passa na minha cabeça sempre que imagino ou que acontece de falar francês, é uma mistureba de inglês e uma que outra palavra em francês. Hoje ao perguntar se a cueca do Fabian estava limpa, olhei para a professora e me saiu um: C'est clean? Dã! Mil vezes dã pra mim. A mulher me olhou e começou a falar em francês e rápido e depois virou-se para a outra educadora e deixou a tal cueca separada no canto da sala. Agora devo perceber a agonia que as crianças que ainda não sabem falar (direito) sentem. O que eu faço agora? Balanço os braços, faço mímica, choro?? Ah já sei! Atiro-me no chão! E choro. C'est parfait! Mas a atitude mais adulta que tive foi virar as costas e desistir e esgoelar o marido por ter esquecido de perguntar o que já havia lhe pedido duas vezes!
A minha tia disse que o segredo para aprender um idioma é não ter medo de errar. Não ter vergonha de falar como índio: "mim querer ir na mercado", por exemplo. É como uma criança quando aprende a falar. Passamos do apontar o dedo e umas palavrinhas soltas para a formação de frases com sujeito, pronome feminino e masculino trocados, tempos verbais esquizofrênicos e acentuações erradas. Ninguém aprende alguma língua e de cara sai falando fluentemente, todo mundo tem seus tropeços pelo caminho, e diz ela, depois que dá o click, as coisas começam a funcionar. 
Acho muito estranho o fato de não saber falar e ao mesmo tempo sonhar em francês. Nesta semana tive um sonho que estava na sala de aula do Fabian e tinha os pais muito alvoroçados porque queriam a antiga auxiliar de volta. A professora (que ainda não entramos num acordo se chama-se Florance ou Lorance), tentava acalmar os ânimos e nisto um dos pais, um árabe muito magro veio perguntar o que eu achava, se a Sophie deveria voltar. E apesar de ouvir tudo em francês e entender um pouco do que se passava, não consegui proferir uma palavrinha que seja. Fiquei ali com a boca aberta na ânsia de falar qualquer coisa e um vazio, uma mudez me paralisava e depois acordei. 
Queria era saber se este tal de click demora muito e se o meu não está com mau contato. Assim só naquelas, porque agora lembrei-me que a minha tia nem sequer fala outra coisa que não o português...

4 comentários:

  1. Ahahah! Isso acontece-me tantas vezes! Eu por vezes até sei os termos em alemão (muito poucos), mas da boca sai, automaticamente, em inglês!

    Mas olha, muita forcinha, que aprender o francês é uma questão de tempo e prática. Não te pressiones demasiado! Daqui a uns meses estás pró ;)

    ResponderExcluir
  2. Como tu falaste e bem, somos como crianças pequenas a aprender a falar...entao imagina, tu tens apenas 1 mes, ainda é cedo para falares...se calhar ja vais apanhando uma coisa ou outra, mas falar, é dificil!
    Ainda pra mais, se fores como eu, tb nao gostava de arriscar e falar errado, tipo indio, tinha vergonha, mas hoje vejo k a tua tia tem uma certa razao, temos de ir em frente e falar como sabemos!!
    Tenho 1 amiga que esta ca so ha 1 ano e fala por gestos (rimos mt com isso) ela esta em casa, nao trabalha e apesar de ter os 4 filhos na escola, nao faz esforço algum para aprender...enfim.
    Eu aprendi um pouco com o meu filho, com as maes dos meninos da mesma classe do André, depois no trabalho (limpezas no Hotel, nao da para aprender mt rapido LOL) e no dia a dia, indo as compras sozinha...e hoje mesmo com 9 anos de Franca,esqueço certas palavras mas ja nao tenho vergonha, falo como sei/lembro ehheh afinal sou uma "menina" ainda de 9 anos ;)

    E tu, começas o curso de frances quando? (daqui a 1 ano vamos rir mt com isto!!)

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Cláudia estás absolutamente perdoada! É alemão, o que é queres?! Lol!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Marina, no caso dela é mais complicado mesmo porque se não faz esforço para aprender aí é que não aprende mesmo. Na época da ditadura no Brasil, teve um cara que foi para os EUA exilado e ficou 10 anos lá e voltou sem saber falar inglês.
    Eu só espero aprender um pouco para me comunicar, não quero passar por palhaça nem por debil mental lol! Isto já me basta!
    beijinhos

    ResponderExcluir

Web Statistics