quarta-feira, 8 de abril de 2015

O (mau) humor

Tenho andado irritada. Não é novidade que meu pavio sempre foi curto, que eu fervo em pouca água e que também faço tempestade em copo de água que já tinha antes fervido. Mas a dieta potencializou isso, juntou a fome com a obrigação de não comer porcaria e eu fiquei assim, sem o meu valium alimentício, prestes a explodir. Antes eu estava irritada porque comia e estava gorda. Agora estou assim porque não posso recorrer à comida cada vez que quero esmurrar alguém. E isto tem me passado pela cabeça muitas vezes. Frequentemente ouço-me dizer ao marido "que vontade de bater   no saco (de alguém)"! Mas como o doutor proibiu o boxe, não há nada que aplaque esta comichão neuro braçal. 
É por isto que odeio dietas e ah não me venham com aquela coisa de que é reeducação alimentar, porque se eu não posso comer o que quero, é dieta sim. Às vezes eu penso que se fosse bonito ser gordo se eu estaria nessa de comer grama. Se eu olhasse para um anúncio em que um modelo gordo raspa a barba pudesse ver ao invés da barriga seca, uma enorme e redonda; se na Vitória Secrets, gordas com asas desfilassem de lingerie; se no shopping, 90% das roupas nas lojas fossem do 44 para cima; se as reportagens dissessem cheias de promessa: veja como engordar 7kgs para o verão e estar linda na praia...Se cada vez que eu engordasse ouvisse um elogio: nossa, você engordou, o que você fez, quero fazer igual! Se cada vez que eu me vestisse para sair, os olhos do marido brilhassem admirando meus contornos. Se a gente ainda estivesse nos tempos das cavernas ou na loucura, na Idade Média até meados da Renascença, em que bem poderia posar com as minhas gordurinhas que todo o meu corpo seria arte. Eu não sei se ainda teria vontade de emagrecer. 
No entanto, mesmo que hoje fosse lindo ser gordo, não acredito que fosse fácil manter-se no padrão de beleza. Assim como algumas trocam para próteses de silicone cada vez maiores, assim como modelos esquálidas lutam para se manter a base de sucos detox, quem é gordo sabe dos efeitos físicos de às vezes sustentar duas pessoas em um corpo só. Quem é gordo, sabe que está gordo a cada passo que dá, pois que suas coxas raspam enquanto caminham, ou sabe porque senta-se e a primeira coisa que faz, é entrelaçar os braços à volta das dobras do estômago encontrando ali uma espécie de prateleira para descansá-los. Ou tentar cruzar as pernas e não conseguir, ou tentar ficar de pé muito tempo e sentir que fez uma maratona. Penso que em sã consciência ninguém gosta realmente de ser gordo, ainda mais hoje. As pessoas acostumam, se abandonam. 
Perdi cinco quilos e meio este mês, parece pouco, eu com certeza esperava o dobro. Mas foram cinco quilos a menos e não a mais, e agora ao invés de vinte e sete, me sobram vinte e dois. Olho no espelho e a minha cara ainda está redonda, ainda tenho celulite e minhas coxas ainda raspam quando caminho. Ah, e eu ainda tenho vontade de dar um soco em alguém. Todo o santo dia.

4 comentários:

  1. Nossa, cinco quilos e meio num mês!!! Mas isso é muito bom, devias estar orgulhosa e motivada! Muitos parabéns! Se te sentes melhor a olhar para o espelho, isso que te sirva de motivação!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem como é isso...

    Depois que adquiri diabetes, demorei um tempo para me adaptar às limitações dietéticas, (também fiquei de mau humor, um tanto quanto irritado) mas sou grato pelo resultado (inesperado).

    Não achava ruim ser gordo, e nem estou exatamente magro; e não sinto vontade de comer o que agora me é proibido... Felizmente foi só questão de me adaptar.
    Emagreci muito em pouco tempo. E descobri que o maior vilão da alimentação é o açúcar (e o carboidrato). Até agora vou bem com as proteínas, frutas, grãos e comidas integrais em geral... É possível ser feliz com estes basicamente.

    (O Gengibre ajudou: é termogênico e ajuda baixar a glicose, mas não é muito bom pra quem sofre do estômago...)


    Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  3. Ana, hoje fez um mes e fechei 6 quilos! A gente sempre quer mais, e para mim o mais dificil é reconhecer minhas vitorias mesmo que pequenas...
    beijinhos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. ola Arn! Seja bem-vindo!
    Pois eu virei-me agora esta semana para as proteínas também, so falta aumentar mais os exercícios físicos, pois faço por volta de 40 minutos de corrida (quase morrendo kkkk).
    Imagino como deve ser complicado conviver com a diabetes, meu padrasto tem há muitos anos, mas vive fugindo da dieta.
    Por curiosidade, quantos quilos você emagreceu?
    beijinhos

    ResponderExcluir

Web Statistics