domingo, 15 de fevereiro de 2015

A felicidade é um laço cor-de-rosa

Alguém devia denunciar isto, este eletrodoméstico do demônio. Será que algures em uma sessão de pastores rodopiantes já não o condenaram à maldição? Bastou ligá-lo sexta, para que o Fabian se transformasse em um diabo da tasmânia, aliás, esta é a forma com que usualmente o diagnostico quando o estado de excitação/má educação normal atinge à loucura. Pula, grita, acha que é um super herói qualquer. Falo trezentas vezes para me deixar limpar a porra da casa. O aspirador deve ter algum efeito hipnotizador junto com o seu barulho insuportável.  Gritei eu, gritou ele, mas nem um valente tapa na bunda o fez sossegar. Dois dias sem ir à escola por conta de uma gripe que empesteou eu e o Fernando, cansaço, anos sem liberdade, sem momentos à dois, tudo me passava pela cabeça enquanto o vácuo do aspirador enchia meus ouvidos. Quebrou a peça de encaixe que liga o aparelho ao cano de limpeza. Deve ser a raiva ou a pão durice de achar que seria boa ideia comprar um de 29 euros. Depois de minutos, chega o marido e não sabe muito bem o porquê do meu estado de nervos, já que o filho é tão querido e tal. Ontem bastou algumas horas à tarde enquanto eu deitei no quarto para ouví-lo berrando que isto não podia ser e o tal "querido" a aprontar mil e uma como se fosse uma coisinha selvagem. 
Em meio a isto lembro-me daqueles conselhos sobre educar e só me dá vontade de rir. Ponham lá o senhor ou a senhora expert em amestrar crianças à prova com o meu diabo da tasmânia um mês. Ah mas não é um mês com "escapadas" para o Dubai, com jantarzinho romântico e babá a la carte. Não, ponha lá com dedicação 24 horas, sem parentes a quem recorrer, sem dormir direito ( aqui até hoje o Fabian acorda três vezes ou mais e termina por dormir na nossa cama). Mergulhem lá na nossa vida doutores! Vão ver o quanto é enriquecedora esta experiência e se não enlouquecerem, dou-lhes um pirulito. 
É por esta razão que tenho verdadeira alergia a estes mestres da pedagogia, estes e os blogs fofinhos-rosinha-ser-mãe-é-tão-bom. No que diz respeito aos últimos, é ainda mais evidente o quão irreal é aquela atmosfera de revista que pretendem criar. A mãe fala de sua vida de uma forma tão imbecil que sinto que está falando a língua dos bebês: óin voxês naum acham qui o baby M. é lindaum?! E baby M. cheio da grife carezézima que nem assim o deixa bonito. Enfim, a mamãe blogueira se esforça, tira fotos instagramizadas, mas é um fato que os bebês crescem e deixam de ter graça. Mas não passa de coincidência quando ao perder as visitas, a cegonha venha visitá-la outra vez. Mas Bonitinha, não seria muito sem noção ter filhos só por causa de um blog? Pois eu acho que destas eu espero qualquer coisa...
 Ainda ontem falei com uma amiga que está querendo muito ser mãe, estava comentando que não entendo aquelas pessoas que acham que filho salva casamento (tendem a ser mais eficazes em blogs ao menos). É justamente o contrário! Se um casal não estiver muito certo do que quer e bem equilibrados tanto financeiramente quanto emocionalmente, sinto muito, mas é apenas uma questão de tempo (para ser a mãe a ficar sobrecarregada com aquele filho).
E se espera tanto, mas tanto da mulher e quase nada do homem, que estes dias viralizou uma reportagem de um pai não ter desistido da filha com síndrome de down. E toca aplaudir o cara por não fazer NADA mais do que a obrigação dele. Nem preciso dizer o leque de adjetivos fofos com que a mãe da criança foi chamada. Deve ser duro mesmo para o homem né, para cada centenas de mulheres que são abandonadas com filhos saudáveis ou não, este resolveu cumprir o seu papel: um grammy de super pai para ele!
E a corrente das mulheres grávidas contra o aborto? É tanta coisa que me tira do sério que é por isto que na maioria das vezes prefiro ficar quieta. Mas agora o que realmente interessa: o que eu faço com o aspirador hein? 

11 comentários:

  1. ai Nyne hoje também estou pelos cabelos, ui.
    Miudas estão insuportáveis, refilam, protestam, exigem, já não há paciência. Já mandei 2 berros e anunciei que acabaram os privilégios, enquanto não se portarem como deve ser acabaram de perder o direito a escolher o que for, nem que seja o lanche.

    Bjo

    Maggie

    ResponderExcluir
  2. Maggie, imagino com duas, acho que eu enlouqueceria! Heheheh! Aqui também quando não se porta bem, os brinquedos vão para um saco e se continuar vão pro lixo.
    E eu ainda achei que hoje ia me safar, mas com a professora doente vou ficar com ele até quarta ou quinta, sendo que semana que vem já começam as férias. Duas semanas!!
    Paula, eu voltei hoje a boa e velha vassoura, mas to sonhando mesmo é com aqueles aspiradores de "pé" sabes? Pareceram-me tão confortáveis...já viste alguém usando um?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Como te entendo... Há dias assim, mesmo. Aliás, a vida é assim. Isso dos homens, tudo... concordo a 100%, eu não diria melhor! Beijos e força!

    ResponderExcluir
  4. Acho seu filho meio novinho pra ser bem comportado, ele precisa se adequar ainda e isso se consegue com maturidade e direcionamento dos pais. Vc fala mal dos livros de educacao, mas vc ja leu algum? Se leu quais foram? Nao to te julgando, so quero te ajudar rsrs Estou lendo um de disciplina positiva da jane nelsen, ate hj foi o unico que me parece ser mais pratico, os outros ficam mto na teoria, no bla bla bla. Eu nao gosto mto de educacao autoritaria, acho que nao funciona nos dias de hj, as criancas se tornaram profissionais em se rebelar contra o sistema e nem uma surra bem dada parece fazer mais efeito. Acho que a solucao sao os acordos e as consequencias. Minha filha tem apenas um ano e meio, nao sei se vai dar certo, mas nao custa nada tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei, mas algo me diz que ela prefere ficar se lamentando e não fazer nada para tentar resolver. Até pra não provar pra si mesma que estava errada a respeito da maternidade.

      Excluir
  5. Ana, obrigada!
    Carolina, eu fiz cadeira de pedagogia na faculdade, quando estive grávida devorei revistas país e filhos atrás de outras, comprei o livro do Carlos Gonzalez e li, o Fabian frequentou um tempo uma escola waldorf e infelizmente tive de ler sobre este tipo de filosofia educacional. Pedagogia positiva? Sei...não vou ser sarcástica, mas vou ser honesta: acho uma bela bosta. Completamente irreal no ponto de vista prático, mas enfim...cada um cria do modo que acha melhor né.

    ResponderExcluir
  6. Anônima, a que está "certa" sobre a maternidade, pode elucidar as mortais aqui?
    Quanto a não fazer nada, o que a anônima se refere? A ficar dando pitaco sobre a vida dos outros? A deixar meu filho com alguma babá de internet e ir viajar o final de semana? Tem toda a razão, eu não faço nada mesmo...como é que pode né? Sou só mãe a tempo inteiro e não tenho ninguém em quem atirar o fardo para descansar as minhas costas.

    ResponderExcluir
  7. Vc ja abraçou seu filho e disse que o amava? Ja pediu perdão pra ele por vc nao ser a mae que ele merecia? Vc descreve claramente uma crianca que deseja fazer parte do seu mundo e vc nao permite. Mesmo que vc nao o ame , abrace ele todos os dias, diga que o ama principalmente quando ele estiver aprontando. Ele nao pediu pra nascer. Seja com ele a mae que vc acharia que iria ser. Ser mae é um caminho sem volta, tente dar o seu melhor. Se te serve de consolo, eu trabalho o dia todo e meu filho fica com baba e nem por isso eu gosto de ser mae, mas eu tento dar o meu melhor pq ele nao tem culpa de nada. Hj eu disse para meu marido que me sentia sufocada com a maternidade, ele me olhou de um jeito que me senti um monstro, mas so quis desabafar e continuei dando o melhor de mim para ele.

    ResponderExcluir
  8. Vc ta falando o blog macetes de mae? Rsrs a dona dele acabou de ter outro filho.

    ResponderExcluir
  9. Por acaso me referi no geral, mas conheço mais blogs deste estilo portugueses, este não conheço, mas vou procurar.
    Anônima e isto adianta pra você? Resolve? Todas as respostas para isto estão no post Here i go again .

    ResponderExcluir
  10. Entendo perfeitamente sua situação, Bonitinha. As vezes me sinto tão suficada e irrediavelmente presa que acho que vou explodir...mas mesmo assim busco a paz entre mim e meu filho, tento ser a mãe que ele merece ter, mas confesso, uau não gosto de ser mãe, não me acostumo...triste, eu sei...quem sabe quando ele for maiorzinho...
    Quanto ao raio do aspirador,joga no lixo esta droga, só está servindo para te irritar ainda mais...ou peça ao Fabian para te ajudar com ele, quem sabe o próprio menino brincando de aspirar como se o aparelho fosse um dragão sossega o facho dele..

    ResponderExcluir

Web Statistics