quinta-feira, 21 de maio de 2015

O Fabian aprende sobre auto-controle

Veio todo feliz semana passada segurando uma figurinha de álbum com aqueles bichos feios que nunca sei o que são. "Viu, mãe, eu que ganhi! Eu si comporti!" Dormiu com ela amassada entre as mãos e no outro dia queria levar para a escola. Parece que o sistema é assim: cada dia antes da saída, a professora decide se o comportamento foi bom ou mau e conforme for, a criança ganha um "soleil" ou uma "nuage"* no quadro ao lado do seu nome. Cinco ou quatro soleils dão direito ao prêmio, como diz o Fabian, o "prêmio de levar para casa". 
Quando pergunto-lhe como passou o dia, ele me olha com a cara mais feliz do mundo e com as mãos ao lado do corpo duras e os punhos fechados, diz : "Eu si comporti mãe, não bati em nenhum dos meus amigos". Isto segredado em uma mistura de naturalidade e orgulho, como se não fosse uma obrigação social controlar tais impulsos. E eu? Sorrio de alívio, claro... Haja tempo para que a recompensa seja  comida, cigarro, futebol ou sexo. Formulas de escape de adultos, não tão inofensivas quanto uma carta amassada entre as mãos.

* Sol ou nuvem.

6 comentários:

  1. Boa pedagogia faz milagres.

    ResponderExcluir
  2. Paula e Turistas, está beeem melhor, já não tenho mais pânico quando vejo a professora hahaha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Encontrei seu blog por acaso, procurando uma resposta pela minha inabilidade de amar...
    A sua parece bem mais séria, mas vejo que tem lidado bem, e pelo que acompanhei, o conformismo tem chegado.
    Boa sorte com isso :)

    ResponderExcluir
  4. Olá anônima/o! Não entendi bem, te referes a maternidade? Pois... É complicado, há dias melhores e outros que quero fugir e jogar tudo pro alto...mas de qualquer forma, obrigada e seja bem-vinda/o ao blog!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá anônima/o! Não entendi bem, te referes a maternidade? Pois... É complicado, há dias melhores e outros que quero fugir e jogar tudo pro alto...mas de qualquer forma, obrigada e seja bem-vinda/o ao blog!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá anônima/o! Não entendi bem, te referes a maternidade? Pois... É complicado, há dias melhores e outros que quero fugir e jogar tudo pro alto...mas de qualquer forma, obrigada e seja bem-vinda/o ao blog!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Web Statistics