terça-feira, 9 de junho de 2015

O sino



O Fabian não sabe o que é uma igreja. Ele a chama de relógio. É fascinado com o sino: "o que ele tá dizendo"? Qualquer coisa como é hora de ir pra casa, respondemos. Já entrou diversas vezes na igreja de Saint Raphael, olhou para as velas e para as imagens. A única coisa que lhe digo é para fazer silêncio, não tenho a mínima vontade de contar as ladainhas que fizeram parte da minha infância. Não, querida sogra, lá não é a casa de Deus. "Quem dormir sem rezar três aves Maria e um pai nosso vai pro inferno", dizia a madre ossuda do colégio de freiras. "Tem certeza de  que é só isto?", falou-me outra vez o padre na minha primeira confissão antes da missa de comunhão. Falou como se soubesse que já havia descoberto as maravilhas do sexo à sós. Ele sabia. Mas e isto é pecado por quê? Deus daria uma coisa boa destas ao alcance de nossas mãos e depois proibiria? Condenaria ao inferno eterno? Não acredito em Deus, no Deus caprichoso, volúvel e mesquinho que os homens criaram.
Não acredito nos seus fiéis. Como aqueles que se escandalizaram perante uma mulher trans crucificada durante a parada gay de São Paulo. Ó que horror, ainn respeitem a minha religião! Pois eu digo que isto não é fé, mas sim vaidade. Quando olham para a foto, não sabem interpretar e pensam só em "como me sinto ofendido com isto", não passam de umas ovelhas ignorantes.  Não veem que este símbolo está sendo usado como forma de protesto direcionado a uma sociedade que os julga e crucifica todos os dias. Além do mais, bafafá armado por quem quer impedir o casamento gay, a adoção por casais homoafetivos, e que certa vez se dispôs a implementar  um projeto de "cura homossexual". A bancada evangélica e cristã (quase uma redundância se não pensarmos que os evangélicos são uma espécie de radicais católicos com muito mais interesse no cu alheio) cresce a cada eleição, o que traz uma dúvida sobre até quando seremos um país laico. Alguém aposta que daqui uns anos o dízimo possa fazer parte da vida de qualquer cidadão brasileiro tal qual o imposto de renda? 
Voltando à pergunta: o que o sino diz? Como se cada vez ele quisesse falar uma coisa... Como ensinar metafísica para uma criança de quatro anos? Como dizer que Deus é só um personagem usado para manipular, enriquecer, matar, e que ele não existe? Que aquilo que acredito está em todas as coisas, é uma energia, não tem forma, não se ofende com polêmicas de facebook, nem se restringe a uma parede e uma cruz? 
Não sei o que o sino diz....mas acho que tá na hora de ir para casa.


Se 'Deus' for mesmo brasileiro, ele é chegado em uma zueira, portanto acho que a ideia de hackear a página do Feliciano foi dele.




2 comentários:

Web Statistics